Curia
Aquacuriva (água que cura) – curiva – Curia
Curia
As termas da Curia são das mais antigas estâncias termais do país, sendo conhecidas desde o tempo da ocupação romana, mas estiveram esquecidas durante vários séculos até que em 1865, um dos engenheiros (La Chapelle) que dirigias as obras ferroviárias da Linha do Norte, tendo ouvido falar das águas da Curia, tentou os seus benefícios para uma doença de pele que sofria e para a qual parecia não haver cura. O facto de ter ficado curado após mergulhar numa poça de água que existiam nuns terrenos agrícolas divulgou a qualidade das ditas águas.
O Dr. Luís Navega, estudante da Universidade de Coimbra conseguiu que o Professor Charles Lepierre (químico de renome e docente na Escola Industrial de Coimbra) fizesse um estudo profundo, surgindo o primeiro trabalho àcerca destas águas em 1879, a Análise Química das Águas Minero-Medicinais da Curia da Mata.
Em 1900, por iniciativa de Albano Coutinho e juntamente om o Dr. Luís Navega foi constituída a Sociedade das Águas da Curia, S.A., que obteve alvará régio da concessão e exploração das Águas da Curia em 1902.
http://www.milouskablog.com/2008/12/outono-no-jardim-da-curia.html
http://restosdecoleccao.blogspot.com/2010/06/termas-da-curia.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Curia
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1057127
http://www.prof2000.pt/users/avcultur/postais/CuriaPt01.html